Gestão de ponto: 4 motivos para modernizar agora mesmo

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O setor de RH possui funções muito estratégicas e importantes para o dia a dia da empresa. Afinal, são responsáveis pela gestão de pessoas e questões intrínsecas a isso (pagamentos, avaliação de horários de entrada e saída, observar clima organizacional, realizar o acompanhamento exigido pela legislação, por meio do eSocial, entre outros).

Uma das rotinas importantes e que demandam muito tempo quando feito de forma manual é a gestão de ponto. Práticas mais antigas podem comprometer fortemente os resultados, gerando maior índice de erros.

Mas afinal, por que modernizar a gestão de ponto? Confira 4 motivos para realizar isso agora mesmo e tire suas dúvidas!

1. Automatização de penalidades

Muitas vezes é preciso realizar penalidades na gestão de ponto, por exemplo, quando o profissional falta sem justificativa dentro do que a legislação prevê, bem como atrasos ou, então, saídas antecipadas. O registro feito de forma manual, por parte do colaborador de RH, pode causar erros e manipulações, assim, uma penalização pode ser realizada de forma indevida. Com isso, um profissional pode receber menos do que deveria e, consequentemente, entrar com uma ação trabalhista no futuro.

2. Redução de custos

Outro ponto é que a modernização da gestão de ponto permite que as ações sejam feitas de forma automatizada, auxiliando, por exemplo, no preenchimento da folha de pagamento. Ou seja, o sistema coleta todas as informações e consegue gerar a folha daquele colaborador, aplicando penalizações e cálculos de horas extras, facilitando o processo de fechamento mensal.

Além disso, a redução de custos mostra-se pelo fato de tudo estar digitalizado. Por exemplo, o colaborador pode assinar um documento eletronicamente, evitando custos de transporte e impressão, não é preciso ter gastos com o envio e recolhimento dos registros, entre outros.

gestão de ponto

3. Histórico de comunicações

Um sistema automatizado de gestão de ponto permite que fiquem registradas todas as comunicações entre setor de RH e empresa. Desta forma, caso o profissional tenha justificado sua ausência para os responsáveis, será possível marcar isso na folha de ponto e, assim, evitar a penalização.

Isso vale, também, para conferência futura. Ou seja, quando há algum tipo de discordância, é possível conferir quais foram as comunicações entre colaborador e empresa e, assim, tirar as dúvidas se a comunicação de falta foi realizada ou não.

4. Maior agilidade

A gestão de ponto, quando feita de forma manual, demanda um tempo considerável. Por isso, quando você consegue realizar o processo de forma automatizada, por meio de um sistema específico para este fim. Assim, todo o processo demandará bem menos tempo e será possível dedicar-se para outras questões importantes para a área de RH e que demandam maior atenção dos gestores.

Por exemplo, o tempo que seria gasto com uma gestão de ponto manual pode ser investido para ações de gestão de pessoas, observando quais são os pontos que demandam maior atenção e não podem ser automatizados. Com isso, seu negócio ganha em estratégias analíticas e é possível gerar melhores resultados.

Modernizar a sua gestão de ponto pode ser altamente vantajoso para você conseguir resolver outras demandas e, assim, garantir maior fluidez nas atividades da empresa. Por isso, não deixe de realizar as adequações necessárias.

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