Quais as funções do departamento pessoal dentro da empresa

Compartilhar

O departamento pessoal tem um papel estratégico nas organizações. Atualmente vemos esse setor sendo chamado mais recorrentemente de Recursos Humanos, mas ainda encontramos a denominação clássica.

Eles são responsáveis, de modo geral, pela administração dos funcionários nas organizações, cuidando do processo seletivo, admissão, demissão, entre diversas outras funções fundamentais para um bom gerenciamento dessas pessoas.

Por isso, é fundamental ter ciência das diversas ações que esses profissionais devem ter em seu dia a dia. Vejamos a seguir as principais funções e fique por dentro das suas atribuições neste cenário.

Burocracias iniciais da contratação e processos de desligamento

Um dos pontos nos quais o departamento pessoal atua é nos cuidados com os processos de contratação e desligamento. Esses são pontos fundamentais de atenção, principalmente, porque envolve obrigações que devem ser enviadas para os órgãos legais.

Toda vez que uma pessoa é contratada ou desligada, é preciso fazer o seu cadastro no eSocial. Esse é um ponto o qual os profissionais devem estar atentos para não cometer falhas.

Cuidados com folha de ponto

A folha de ponto também é responsabilidade do departamento pessoal. Essa é uma área crítica e, portanto, torna-se importante que os profissionais estejam atentos para não cometer falhas nos processos.

Por exemplo, o uso de um software de controle de ponto pode ser uma alternativa essencial para minimizar impactos e, assim, garantir que não ocorrerão falhas que podem causar prejuízos e, até mesmo, ações trabalhistas contra a empresa.

Gestão de benefícios

O departamento pessoal também tem a função de fazer uma gestão de benefícios eficiente. E isso diz respeito não somente a realizar os pagamentos no momento adequado, mas, também, a encontrar formas de proporcionar aqueles que, de fato, serão atrativos para os seus colaboradores, sem colocar em xeque as finanças da empresa.

Por exemplo, a adoção dos benefícios flexíveis é uma alternativa bem interessante para isso. Por meio dele, é possível criar pacotes personalizados, que estejam mais alinhados com as demandas de cada pessoa.

Um colaborador solteiro, sem filhos, por exemplo, não tem interesse no auxílio-creche, mas pode precisar de uma parceria com estacionamentos locais da empresa para deixar o carro. Assim, é possível criar benefícios que sejam úteis para cada pessoa, gerando maior satisfação.

Gestão de dados e elaboração de relatórios

Os colaboradores do departamento pessoal também possuem a função de analisar quais são os dados relacionados com a área de recursos humanos e identificar tendências existentes. Por exemplo, eles podem apontar um alto índice de desligamentos a partir de determinada data e, assim, apontar em qual momento começou a alteração, sendo possível identificar eventuais causas.

Além disso, ele também é responsável por elaborar os relatórios que serão apresentados para os gestores e diretores da empresa. Por isso, os profissionais devem ter uma boa capacidade analítica e organização.

As funções do departamento pessoal são diversas. E, por isso, quem atua nessa área tem uma atuação estratégica. Por isso, torna-se tão importante estar sempre atualizado das principais tendências e ocorrências nesse cenário.

Portanto, continue lendo nosso blog e não perca nenhuma dica importante para profissionais de RH!