Conheça as principais diferenças e causas do turnover e absenteísmo

Compartilhar

A empresa que deseja formar uma boa equipe de trabalho deve ficar atenta aos seus processos de recrutamento, seleção e gestão de pessoas. A admissão de candidatos com perfil incompatível com os valores organizacionais e a saída de um colaborador eficiente também pode resultar em prejuízos à organização, por isso é preciso ficar atento a indicadores como os de turnover e absenteísmo.

Por mais que mudem, a cada empresa, os valores gastos em rescisões pode gerar um custo altíssimo e que poderia ser destinado a investimentos, treinamentos e contratação de mais pessoal. E, em relação aos profissionais que já fazem parte do quadro da empresa, cabe a você garantir que eles estão dando o máximo de si para alcançar as metas e objetivos organizacionais — evitando faltas e atrasos.

Continue a leitura e conheça as principais causas e diferenças entre turnover e absenteísmo.

O que é turnover e absenteísmo?

O turnover trata-se de um indicador que aponta o movimento de rotatividade de colaboradores em uma organização. Em outras palavras, é o balanço feito entre a quantidade de profissionais contratados e desligados em um determinado período. Contratar e demitir têm custos e, quando são feitos de maneira sucessiva ou excessiva, prejudicam o negócio.

Independentemente de ser demitido ou pedir demissão, os dois modos de encerramento de contrato colaboram com o crescimento do turnover. Quando esse indicador é alto, os impactos são refletidos no aumento de custos e de processos como o recrutamento de pessoas, novos treinamento e capacitação, além daqueles decorrentes da rescisão contratual.

Outro indicador que deve ser acompanhado constantemente, é o absenteísmo. Ele é caracterizado pela soma dos períodos em que os colaboradores encontram-se ausentes do horário de trabalho, ou seja, faltas e atrasos, justificados ou não. Se são frequentes e não acontecem de forma isolada, causam grandes problemas para as organizações.

É um erro comum julgar que a culpa pelo turnover e absenteísmo cabe somente ao colaborador. Muitas vezes, a empresa é a grande responsável por manter esses indicadores nas alturas, como ao ignorar a insalubridade do ambiente de trabalho ou as queixas feitas pelos colaboradores em relação a problemas como assédio moral.

Quais são as principais causas do turnover e absenteísmo?

Insatisfação com o trabalho

O colaborador pode estar insatisfeito com as funções que desempenha, com o modo como seus gestores o tratam, com a distância entre sua casa e o trabalho, bem como com outras razões. Insatisfações, de modo geral, prejudicam qualquer desempenho.

Condições ruins para o desempenho das funções

Outro aspecto que contribui com indicadores como turnover e absenteísmo são as condições ruins para o desempenho das funções, como mobiliário sem ergonomia, máquinas ou inapropriadas, iluminação ruim no ambiente de trabalho, etc.

mulher pensando
O turnover e absenteísmo podem atrapalhar a jornada de trabalho de todas as áreas de uma empresa, por isso é tão importante reconhecer as causas e saber como evitá-las.

Baixo reconhecimento ou pouca valorização

Quando o nível de reconhecimento é baixo ou o colaborador é pouco valorizado, ele tende a ficar desmotivado e acaba faltando ou buscando outra oportunidade profissional — contribuindo inicialmente com o absenteísmo e posteriormente com o turnover.

Problemas na gestão de pessoas

Não somente os gestores diretos têm responsabilidade sobre os níveis de satisfação dos seus colaboradores. A gestão de pessoas é feita por todos, inclusive, a área de Recursos Humanos. Fique atento aos benefícios oferecidos e o modo como sua equipe se relaciona com os demais profissionais. (linkar com o artigo anterior de gestão de benefícios eficientes)

Clima organizacional ruim

Fofocas, especulações, assédio moral, competitividade exacerbada e outras situações contribuem com um clima organizacional ruim. Até mesmo o alto índice de turnover e absenteísmo são responsáveis por deixar o clima difícil de suportar.

Inadequação ao fit cultural ou perfil da vaga

Problemas no recrutamento e seleção de profissionais pode fazer com que pessoas inadequadas ao fit cultural da empresa sejam contratadas. Quando essas pessoas se deparam com a realidade, tendem a ficar desmotivadas e ainda, podem contaminar o restante da equipe.

Como combater turnover e absenteísmo?

Para combater o descontrole de indicadores como turnover e absenteísmo, você deve preparar um plano de ação cujo foco esteja direcionado para aumentar a motivação da equipe e, ao mesmo tempo, alinhar as expectativas entre colaboradores e empresa. Para tal, um bom sistema de gestão pode ajudá-lo.

A 2easy possui um software de gestão que permite ter, em uma única solução, a possibilidade de gerir folha de pagamento, benefícios, cargos e salários, e muito mais. Trata-se de um sistema completo que contribui não apenas com a redução de turnover e absenteísmo, mas ajuda a colocar no eixo o modo como é feita gestão de pessoas.

botão fale conosco

Conheça as principais vantagens do software de RH e gestão de folha de pagamento da 2easy e fale com um  de nossos especialistas para tê-lo em sua empresa.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias