5 mitos e verdades sobre o RH digital

Compartilhar

O RH digital é uma evolução do setor de recursos humanos clássico e tem origem na quarta revolução industrial. Também conhecido como RH 4.0, trata-se na verdade, da gestão de pessoas e equipes feita com o uso da tecnologia em todos os processos, desde o recrutamento e seleção até a gestão de processos trabalhistas.

A digitalização de processos traz benefícios significativos ao setor. Além de mais produtividade e redução de erros, o uso da tecnologia melhora a comunicação entre os diversos setores da empresa, padroniza os procedimentos operacionais, possibilita acompanhar de forma prática o desenvolvimento dos colaboradores e tomar decisões mais assertivas em prol do crescimento da organização.

Mas, apesar de todas essas vantagens, o RH 4.0 ainda desperta muitas dúvidas entre os gestores. Até mesmo porque no mundo dos negócios muitas informações incorretas e confusas são utilizadas para explicar a transformação digital no setor. Por isso, nós, da 2Easy, criamos um artigo com os maiores mitos e verdades sobre o RH digital. Continue a leitura e compreenda como essa super tendência do mundo corporativo pode impactar positivamente o seu negócio.

5 mitos e verdades sobre o RH digital

O uso de tecnologias no setor de RH substitui a mão de obra especializada

MITO. Na verdade, o uso da tecnologia transforma os processos do RH, tornando-os mais ágeis e assertivos. De forma alguma o recrutamento digital torna desnecessário o capital humano da empresa, ainda que seja do próprio setor. 

Na prática, a tecnologia usa indicadores de performance para contratar funcionários mais alinhados com o perfil da empresa e com a atividade exercida. Da mesma forma, para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Isso, por sua vez, reduz os índices de absenteísmo e de turnover da organização. Além disso, ainda possibilita reter os melhores talentos do mercado.

Por trás de todas essas análises, no entanto, está o gestor de RH. Por ser peça estratégica, ele não é substituído. 

No RH digital é possível contratar candidatos sem ter contato nenhum com eles

MITO. O que acontece é que o uso de tecnologias no setor torna os processos seletivos mais ágeis, pois encurta distâncias, facilita a comunicação e reduz custos com ligações e com o tempo empregado em triagem e análise de currículos.

Isso porque o próprio sistema faz uma pré-seleção dos candidatos aptos para ocupar a vaga em questão. Além disso, podem ser configurados para publicar vagas automaticamente, aplicar e corrigir testes e muitas outras atividades. 

Nas etapas finais do processo, no entanto, o candidato é convidado a fazer uma entrevista pessoal, que tanto pode ser na empresa quanto online, por vídeo chamada. O importante aqui é entender que o olho no olho ainda é prioridade no RH digital. Empresas que valorizam seus colaboradores não perdem a humanização dos seus processos para a tecnologia. Pelo contrário. Fazem dela uma grande aliada para melhorar o relacionamento com eles.

O RH 4.0 ajuda a reduzir custos da empresa

VERDADE. Ao tornar os processos seletivos digitais, a tecnologia ajuda a economizar recursos financeiros com ligações telefônicas e pessoal para realizar a análise dos currículos dos candidatos.

Além disso, a digitalização de processos de RH também torna a contratação mais assertiva, o que evita demissões prematuras e custos com rescisões trabalhistas. Pela mesma lógica, também reduz custos com novas contratações, benefícios entre outros detalhes envolvidos nos processos admissionais/demissionais.

RH digital torna a comunicação mais ágil

VERDADE. No RH digital há o compartilhamento das informações sobre o candidato a todos os setores interessados. Isso, por sua vez, reduz o tempo de atendimento do setor de recursos humanos, oferece mais autonomia aos setores envolvidos e promove benefícios a curto e médio prazo para a organização.

Custa muito caro ter um RH 4.0 na empresa

MITO! Em princípio, trata-se de um investimento que se paga com a própria redução de custos que gera para o negócio. Afinal, a tecnologia aumenta a produtividade, a eficiência, ajuda a mensurar resultados e produz informações confiáveis às lideranças da organização.

E ainda falando em custar caro, que é um dos principais mitos que impedem o avanço do RH digital, cabe ainda ressaltar que atualmente muitos sistemas são as a service, ou seja, software como serviço. Baseados em nuvem e oferecidos por meio de assinaturas mensais, esses sistemas oferecem soluções integradas aos seus clientes por um excelente custo-benefício.

A 2Easy, por exemplo, possui um serviço de BPO de folha de pagamento bem completo. Com o auxílio de profissionais especializados e através da nossa parceria com a Senior Sistemas, sua empresa pode ter módulos práticos e intuitivos para realizar cadastros, lançamentos, cálculos da folha de pagamento, fazer admissão digital, gestão de benefícios e muito mais. E tudo isso de forma 100% online, prática e digital.

Por que perder tempo com processos manuais se o futuro do RH é digital? Migre seus processos para a 2Easy e tenha uma empresa mais produtiva e competitiva no mercado. Entre em contato conosco e solicite uma solução personalizada para o seu negócio

Ainda não sabe como otimizar os seus processos? Neste material gratuito você vai aprender como perder menos tempo com processos burocráticos. Baixe grátis e aproveite!