Vale combustível ou vale transporte: qual a melhor opção?

Compartilhar

Benefícios como vale combustívelvale transporte são muito importantes para os colaboradores, pois contribuem para a motivação deles. Contudo, para obter resultados ainda melhores, é preciso saber o momento ideal para oferecê-los.

No caso dos vales citados, ambos contribuem com a locomoção dos colaboradores até a empresa e, não necessariamente, um deve ser oferecido no lugar do outro. Uma política pode ser adotada para que cada colaborador escolha o melhor para ele.

Continue a leitura e saiba qual é a melhor opção entre vale combustível ou vale transporte.

Vale transporte

O vale transporte é um direito garantido pela Lei Trabalhista a todos os profissionais. No entanto, esse benefício não possui caráter salarial e é excluído, por exemplo, do cálculo de férias e de rescisão. Sendo assim, não pode ser tratado como reposição da remuneração.

Ao contrário do salário, o vale-transporte deve ser pago antecipadamente ao colaborador — exatamente para que ele consiga comparecer ao trabalho e cumprir seus objetivos.

Para evitar a utilização dessa quantia em outros fins, o mais prático é que a empresa faça a recarga mensal do bilhete de transporte público do profissional.

O valor deve ser condizente com a realidade de cada trabalhador. Por isso, ao ser contratado, o colaborador informa seu endereço residencial e os meios de transporte que serão utilizados no deslocamento casa-trabalho.

Atualmente existem ferramentas que auxiliam na gestão desse benefício, tanto para roteirização do trajeto, como para controle de excesso de saldo uma vez que o benefício destina-se exclusivamente para o trajeto casa-trabalho/ trabalho-casa.

Em contrapartida, a empresa tem o direito de descontar 6% do salário-base de cada profissional que desejar receber vale-transporte. Apesar de ser um direito, o trabalhador também pode solicitar o não-recebimento e, dessa maneira, evitar o desconto.

Por mais que o sistema de transporte público de nosso país seja problemático, o vale-transporte oferece algumas vantagens para o trabalhador. São elas:

  • possibilidade de ler e/ou descansar durante o trajeto;
  • evitar o desgaste do próprio automóvel;
  • não ter custos extras com estacionamento, combustível e seguro.

Vale combustível

Diferentemente do vale transporte, o vale combustível não é um direito do trabalhador, mas pode ser oferecido pela empresa como parte do seu pacote de benefícios.

Alguns profissionais preferem usar seus automóveis no trajeto casa-trabalho-casa, pois têm mais conforto e flexibilidade de horário. Isso torna o fornecimento desse benefício mais flexível em comparação ao anterior.

As empresas podem repassar o vale combustível aos seus colaboradores por meio de um cartão específico, pagamento adiantado em dinheiro ou reembolso. No entanto, algumas exigências devem ser cumpridas. São elas:

  • para o recebimento de vale combustível em dinheiro, os gastos devem ser comprovados por meio da apresentação de notas fiscais;
  • o fornecimento do benefício em cartão tende a ser simplificado, pois o sistema de gestão pode realizar o acompanhamento e controle do benefício.

Como, perante à legislação, o vale combustível não substitui o vale transporte, sua empresa fica vedada de descontar os mesmos 6% do salário dos trabalhadores.

Para evitar situações delicadas, empresa e trabalhador devem chegar a um acordo formal sobre o fornecimento de vale combustível. Combinar antecipadamente e documentar isso evita problemas futuros.

Vale combustível ou vale transporte: por qual optar?

Essa resposta depende das necessidades de cada colaborador da sua empresa. Uma política de benefícios bem-elaborada pode ajudá-lo a encaminhar os profissionais para uma decisão acertada — sem gerar problemas para a companhia.

Se a sua empresa fica em uma região escassa de vagas de estacionamento e com um custo muito alto para estacionar, o mais lógico é oferecer incentivos para que os trabalhadores utilizem o transporte público.

mulher parada na estação de trem
É possível chegar em um acordo com seus funcionários na hora de escolher se a melhor opção é o vale combustível ou o vale transporte.

Algumas organizações já fazem isso e deixam de descontar aqueles 6% do vale-transporte. Outras instalam chuveiros e uma área para que seus colaboradores estacionem bicicletas e patinetes elétricos.

Por mais que seja tentador oferecer o vale combustível como parte dos seus benefícios, nem sempre ele será compensador. Um colaborador que enfrenta horas no trânsito também chega desmotivado e cansado no trabalho.

Para contornar isso e, deixando outra sugestão, sua empresa pode seguir o exemplo das companhias que estimulam a carona. Um colaborador pode receber o benefício do vale combustível desde que esteja com os colegas que, por exemplo, moram perto ou no caminho.

O ideal é que, antes de definir se o colaborador ficará com vale transporte ou vale combustível, seja feita uma análise do perfil dele. Para o profissional que mora longe e precisa pegar dois ou mais ônibus além de um trem, pode ser mais fácil se deslocar de carro.

Observe que essa é uma oportunidade de atender às necessidades dos profissionais que trabalham em sua empresa. Do ponto de vista motivacional, trata-se de uma ação que contribui muito com o seu sucesso.

Ao se preocupar em atender às necessidades da equipe, sua empresa contribui com o próprio empolyer branding e ajuda a atrair e reter talentos. Ao contrário de outras que determinam os benefícios e não são flexíveis, esse é um ponto no qual a sua empresa pode se diferenciar.

Agora que você sabe que a decisão pelo vale combustível ou vale transporte é uma escolha que pode ser feita em conjunto, prepare-se para o desafio de gerir bem os benefícios de sua empresa.

A 2easy possui um sistema completo de gestão de RH com um módulo de benefícios flexíveis. Nele, cada colaborador segue critérios estabelecidos por sua empresa e pode escolher os benefícios que atendem as próprias necessidades.

botão fale conosco

Além disso atuamos em parceria com os melhores fornecedores do mercado, simplificando os pedidos em um único portal com ferramentas inovadoras de roteirização e poupador de saldo e claro, com as melhores taxas do mercado. Entre em contato conosco e solicite agora mesmo um cotação!  

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias