Melhores metodologias de gestão de projetos

Compartilhar

As metodologias de gestão de projetos são essenciais para que qualquer negócio consiga acompanhar o nível de exigência dos consumidores atuais — além dos colaboradores e parceiros comerciais.

Destacamos, contudo, que cada empresa possui suas particularidades e precisa de estratégias específicas, ou seja, metodologias alinhadas com os objetivos e necessidades organizacionais.

Para entender como as metodologias de gestão de projetos ajudam na agilidade da rotina de qualquer companhia, preparamos este artigo apresentando as melhores opções. Acompanhe!

O que é gestão de projetos?

A gestão de projetos é o conjunto de práticas e competências cujo objetivo é viabilizar o planejamento, a execução, o monitoramento e o controle dos projetos de uma corporação.

O guia mais utilizado nessa área para estabelecer parâmetros, o PMBOK, define projeto como um esforço temporário com a finalidade de obter um resultado único por meio de recursos delimitados.

Portanto, estruturar a forma como cada projeto é planejado, executado, monitorado e controlado, faz parte da gestão. Logo, a gestão de projetos vai da elaboração e detalhamento do escopo até as ações que serão feitas.

Quais os benefícios que ela oferece?

Aplicar a gestão de projetos na rotina da companhia possibilita uma série de benefícios. O primeiro é a redução de custos, pois você pode monitorar o orçamento constantemente para que ele esteja dentro da margem desejada.

O segundo benefício é a otimização do tempo, que ocorre por meio do gerenciamento do cronograma. Logo, torna-se mais fácil saber se os prazos serão cumpridos ou não.

Os resultados mais assertivos são o terceiro benefício que podemos citar. A organização que essa gestão traz permite entender as necessidades que devem ser atendidas — viabilizando o detalhamento dos processos que estarão envolvidos.

Dessa maneira, controla-se os riscos que fazem parte de cada projeto, garantindo a satisfação de todos: empresa, colaboradores e clientes.

A gestão de projetos é aplicável ao trabalho remoto?

 

 

As metodologias de gestão de projetos também podem ser aplicadas em trabalhos remotos.

No momento, muitas empresas vêm se adaptando para que os colaboradores desempenhem remotamente suas funções. A boa notícia é que a gestão de projetos pode e deve ser aplicada nas equipes que estão em home office.

Essa modalidade de trabalho se tornou mais popular depois do seu reconhecimento pela legislação trabalhista e disparou a quantidade de aderentes quando o novo coronavírus passou a ser pandemia.

Gerenciar colaboradores que estão fora do escritório pode ser até mais simples do que o trabalho presencial. Basta definir expectativas e regras, estimular a comunicação, criar um cronograma de reuniões e cultivar laços.

Ferramentas de gerenciamento de trabalho e atividades à distância são, nesse contexto, fundamentais. Da mesma maneira, é importante escolher metodologias de gestão de projetos adequadas para a companhia.

Por que devemos escolher metodologias de gestão de projetos?

As metodologias de gestão de projetos permitem que eles sejam gerenciados com eficiência. No entanto, relembramos que cada uma — ou o conjunto de metodologias — deve ser aplicada de acordo com a necessidade da empresa.

Conheça as principais metodologias de gestão de projetos:

Scrum

Essa metodologia é considerada ágil e ideal para projetos urgentes, principalmente os que são suscetíveis a mudanças repentinas. Trata-se de um framework que organiza e gerencia projetos ― abrindo espaço para apresentar e discutir resultados.

Prince 2

A Prince 2 é uma metodologia britânica que utiliza um framework com foco no produto e nas entregas. Sua base de dados organiza e controla cada etapa, inclusive a revisão dos processos e o envolvimento de stakeholders.

Waterfall

A chamada Metodologia Cascata, propõe-se a organizar as etapas em uma ordem sequencial lógica. Uma tarefa só pode ser iniciada após a conclusão da anterior. Contudo, a metodologia Waterfall não é flexível.

Canvas

post-it-usado-no-canvas
O Canvas é uma das metodologias de gestão de projetos que contribui para uma melhor visualização das ideias.

 

A metodologia Canvas utiliza uma folha A4 e notas autoadesivas para criar planos curtos, simples e objetivos. A equipe envolvida no projeto deve responder “por que”, “o que”, “quem”, “como”, “quando” e “quanto” para tornar as ideias visíveis e alcançáveis.

Caminho Crítico

Entre as melhores metodologias de gestão de projetos, temos esse modelo que parte do princípio de que todas as tarefas estão interligadas e são dependentes umas das outras. Aqui, são priorizadas as tarefas de hierarquia mais alta para que não bloqueiem o caminho para as próximas.

Seis Sigma

A Seis Sigma é um conjunto de práticas que medem os defeitos de um produto enquanto o seu projeto é executado. Tem como objetivo zerar a quantidade de defeitos.

Gestão de Qualidade

A gestão de qualidade trata-se da norma ISO 10006:1997, um padrão internacional de gestão de projetos com diretrizes que garantem a qualidade de qualquer escopo. A ISO determina todas as etapas do gerenciamento.

AFP

A Adaptative Framework Project é uma metodologia comum em projetos de TI. O motivo é a incerteza e quantidade de mudanças que costumam acontecer nessa área — inviabilizando metodologias mais tradicionais.

Extreme Project Management

Voltada para projetos com prazos curtos, a Extreme Project Management foca em cenários complexos e incertezas. Também é excelente para garantir o preparo e conforto da equipe em questões como mudanças repentinas e situações inesperadas.

Observe que as metodologias de gestão de projetos que foram citadas podem ser aplicadas tanto no trabalho presencial quanto on-line. Para que isso seja possível, basta utilizar as ferramentas que conectem todos os stakeholders!

Conhecer essas metodologias e aplicá-las em seus projetos é um bom passo para digitalizar sua empresa. Veja como o mercado está mudando por causa da presença cada vez maior de organizações que surgem a partir de novas tecnologias!

A 2easy possui uma equipe pronta para te ajudar com a consultoria e gestão para os projetos da sua companhia e garantir a satisfação da empresa, dos colaboradores e dos clientes.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias