Gestão de talentos no RH: como atrair, reter e desenvolver os melhores profissionais

Compartilhar

A gestão de talentos no RH é um assunto que vem ganhando cada vez mais destaque nas organizações ao redor do mundo. Afinal, trata-se de um dos elementos essenciais para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho eficiente e produtivo, fatores essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

Na prática, é uma forma de garantir que a empresa tenha os melhores profissionais à sua disposição, capazes de gerar valor e diferencial competitivo.

Para isso, é preciso investir em ações que visem atrair, desenvolver e reter os talentos, criando um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Você é gestor de recursos humanos ou trabalha nesse setor? Então não perca a oportunidade de ler este artigo até o final. Nele, a 2Easy vai explicar melhor sobre a importância e os benefícios da gestão de talentos no RH, além de oferecer dicas de como gerir o seu capital humano de forma estratégica. Acompanhe!

O que é gestão de talentos no RH?

Afinal, o que é um talento? De acordo com o dicionário Michaelis online, “é a habilidade natural para a realização de algo com destreza ou perfeição”. No setor de recursos humanos, a palavra se refere aos profissionais mais qualificados e alinhados com a cultura e os objetivos da organização.

Compreendido o que é um talento, é hora de saber o que é a gestão de talentos propriamente dita. Em princípio, é um conjunto de estratégias e processos que busca desenvolver os colaboradores dentro de uma organização.

A atividade consiste em identificar, atrair, desenvolver e reter profissionais que são considerados diferenciais competitivos para o sucesso do negócio, criando um ambiente favorável à inovação, à produtividade e à satisfação no trabalho.

Importância

A gestão de talentos no RH envolve um conjunto de atividades, como o recrutamento e seleção, a formação e desenvolvimento de pessoas, a avaliação de desempenho, a gestão de carreiras e a motivação.

Sua importância está relacionada à necessidade de as empresas se adaptarem às constantes mudanças do mercado, às demandas dos clientes e às inovações tecnológicas.

Vale a pena lembrar que as pessoas são o principal ativo das empresas na era do conhecimento. Com a acirrada competitividade do mercado, as organizações precisam contar com profissionais capacitados, engajados e comprometidos com os resultados.

Eles ajudam a construir uma marca empregadora forte, produtiva, competitiva e principalmente sustentável.

Isso é possível primeiramente porque profissionais bem treinados e motivados são mais propensos a contribuir para o crescimento da empresa. Afinal, eles terão as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções de forma eficaz.

Além disso, a própria gestão de talentos incentiva a melhoria contínua e aumenta o nível de satisfação dos colaboradores. Isso, consequentemente, leva a melhorias na produtividade, no desempenho e na qualidade do trabalho.

Benefícios da gestão de talentos no RH

  • Aumento da qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes;
  • Melhoria do clima organizacional e da cultura interna;
  • Redução dos índices de turnover e absenteísmo da organização;
  • Aumento da motivação, da criatividade e da inovação dos colaboradores;
  • Redução dos custos com recrutamento, seleção e treinamento;
  • Melhoria do clima organizacional e da comunicação interna;
  • Estímulo à criatividade e à inovação;
  • Fortalecimento da marca empregadora e da reputação da empresa;
  • Crescimento dos resultados financeiros da organização;
  • Aumento da vantagem competitiva e do valor agregado da empresa.

Como atrair, reter e desenvolver os melhores talentos?

Para cumprir essa missão com excelência, é preciso contar com o apoio da tecnologia. Ela facilita a comunicação e a integração entre o RH e os demais setores da empresa, bem como entre o RH e os candidatos e colaboradores.

A tecnologia também permite automatizar tarefas operacionais e burocráticas do RH, como o controle de ponto, o cálculo de férias e o pagamento de salários.

Dessa forma, o setor ganha tempo e eficiência para se dedicar às atividades mais importantes para a empresa.

Atualmente, várias ferramentas permitem otimizar os processos de gestão de talentos no RH, tornando-os mais ágeis, precisos e estratégicos. Vejamos como cada uma delas pode auxiliar nessa tarefa:

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é a capacidade de uma máquina ou sistema de reproduzir habilidades semelhantes às humanas, como o raciocínio, a aprendizagem, o planejamento e a criatividade.

A tecnologia é capaz de analisar grandes volumes de dados e gerar insights para a tomada de decisão no RH.

A IA também pode auxiliar na triagem e na seleção de candidatos, na avaliação de desempenho e na identificação de necessidades de treinamento dos colaboradores.

Além disso, pode oferecer soluções personalizadas para cada perfil de talento, como planos de carreira, benefícios e feedbacks.

Indicadores de performance

Outra forma de atrair, reter e desenvolver os melhores talentos da empresa é com o auxílio de indicadores de performance. São métricas que permitem avaliar os resultados das ações de gestão de talentos no RH e que ajudam o setor a monitorar o desempenho dos profissionais, identificando seus pontos fortes e fracos, e planejando melhorias.

Para se ter uma ideia, os indicadores de performance podem medir aspectos como o grau de satisfação dos colaboradores, o índice de turnover, o retorno sobre o investimento em treinamento, a produtividade por colaborador, entre outros.

Quando aliados a softwares ou plataformas de gestão, os indicadores de performance possibilitam que a empresa alcance seus objetivos organizacionais.

GAP Analytics

É uma metodologia que permite identificar as lacunas (gaps) existentes entre o estado atual da empresa e o estado desejado, ajudando a definir as ações necessárias para eliminá-las ou reduzi-las.

Na gestão de talentos no RH, o GAP Analytics ajuda o setor a alinhar as competências dos profissionais às necessidades da organização, bem como a definir metas claras e realistas, além de um plano eficaz para alcançá-las.

People Analytics

Para obter insights sobre o comportamento e as preferências dos profissionais, além de prever tendências e cenários futuros, é recomendável utilizar o People Analytics.

Isso significa aplicar técnicas de análise de dados ao RH, utilizando ferramentas como Big Data, inteligência artificial, machine learning, entre outras.

BPO de folha de pagamento e RH

O BPO (Business Process Outsourcing) consiste na terceirização de processos de negócios para um profissional ou empresa especializada.

Seguindo essa lógica, é possível afirmar que o BPO de folha de pagamento e RH consiste em externalizar as atividades relacionadas ao cálculo e ao pagamento dos salários e encargos sociais dos colaboradores, bem como a gestão dos benefícios, das férias e das rescisões.

Assim, tanto o setor de recursos humanos quanto o de departamento pessoal passam a contar com uma rotina mais ágil, segura, econômica e eficiente.

Boas empresas de BPO de folha de pagamento utilizam o cloud computing (computação em nuvem). Isso significa armazenar dados em servidores remotos na internet, que podem ser acessados por qualquer dispositivo com conexão à rede e por pessoas autorizadas.

O cloud computing facilita o acesso à informação e a comunicação entre gestores e os colaboradores, reduzindo inclusive os custos com infraestrutura e manutenção de TI. Além disso, estimula a transformação digital nas empresas, por meio da digitalização de processos e o uso de ferramentas ágeis, práticas e intuitivas.

Gestão de talentos no RH: muito além da tecnologia

É claro que contar com ferramentas ágeis e assertivas é importante para atrair, reter e desenvolver os melhores talentos. Contudo, as empresas também precisam adotar algumas práticas, tais como:

  • Definir o perfil dos talentos desejados pela empresa, considerando as competências técnicas e comportamentais necessárias para cada função;
  • Oferecer um programa de integração aos novos colaboradores, facilitando a sua adaptação e o seu alinhamento às expectativas da organização;
  • Oferecer aos colaboradores oportunidades de crescimento profissional por meio de programas de treinamento, desenvolvimento e plano de carreira;
  • Desenvolver programas de incentivo e reconhecimento para motivar e engajar os colaboradores;
  • Criar um ambiente de trabalho agradável, seguro e estimulante, que favoreça a cooperação, a autonomia e a participação dos colaboradores;
  • Implementar um sistema de avaliação de desempenho justo e transparente, que permita dar feedbacks construtivos e identificar pontos fortes e fracos dos profissionais;
  • Estabelecer uma política de remuneração e benefícios competitiva e compatível com o mercado;
  • Valorizar a diversidade e a inclusão na organização, respeitando as diferenças individuais e culturais dos colaboradores.

Como você viu neste artigo, a gestão de talentos no RH é uma prática essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado atual. Contudo, se executar todas essas etapas pareceu um grande desafio para você, conte com a 2Easy.

Somos especialistas em gestão de processos para folha de pagamento, recursos humanos e gestão de benefícios. Contamos com profissionais altamente capacitados e tecnologia de ponta para acompanhar toda vida funcional dos seus colaboradores, desde o recrutamento, treinamento, gestão de competências, até o pagamento. Entre em contato conosco e tenha um RH mais estratégico e participativo em sua empresa.

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias