RH: conheça as tendências para 2023

Compartilhar

O setor de recursos humanos é um componente chave de qualquer negócio de sucesso. Ao olharmos para o futuro, a compreensão das tendências emergentes em RH o ajudará a ficar à frente da curva. Em 2023, algumas das mais importantes tendências de RH a serem observadas são a evolução da tecnologia, maior ênfase na saúde mental e bem-estar, e um foco na diversidade do local de trabalho. Entenda a seguir.

5 tendências de RH para 2023

Saúde mental e bem-estar entre as principais tendências de RH para 2023

A saúde mental e o bem-estar estão se tornando cada vez mais importantes tanto para empregadores como para funcionários, levando à adoção de iniciativas para promover ambientes de trabalho positivos. Nesse sentido, várias estratégias podem ser consolidadas para criar ambientes corporativos mais saudáveis para atrair e reter talentos, reduzir os índices de absenteísmo e turnover e melhorar o clima organizacional. 

Em alguns casos é possível adotar o trabalho remoto ou híbrido para oferecer aos colaboradores maior flexibilidade nos horários e na execução dos processos de trabalho. Além disso, também é possível contar com benefícios corporativos focados em saúde e bem-estar, como seguro saúde, planos para academias, incentivos para práticas de atividades de relaxamento mental, reeducação alimentar, entre outros.

Além de figurar como uma das tendências de RH para 2023, a gestão de pessoas com foco na saúde mental e bem-estar também alivia o estresse e o esgotamento mental dos colaboradores, evitando doenças ocupacionais como ansiedade crônica e Síndrome de Burnout. Vale ainda destacar que quando os funcionários percebem que são colocados no centro do cuidado, eles se sentem mais valorizados e mais motivados a realizarem suas atividades e mais abertos a novos aprendizados.

Adaptação às tecnologias emergentes para RH

A tecnologia desempenha um papel cada vez mais fundamental no mundo corporativo. E nos processos de recrutamento, contratação, treinamento e retenção de funcionários isso não seria diferente. Portanto, acompanhe atentamente as tendências tecnológicas emergentes no setor e avalie com base nas necessidades da sua empresa quais destas você pode adotar no seu departamento. 

A tecnologia está tendo um enorme impacto sobre o RH, racionalizando processos, automatizando tarefas manuais e permitindo a coleta e análise de dados mais precisa e eficiente. Entre as tendências de RH para 2023, esta é uma ótima maneira de economizar tempo e dinheiro enquanto mantém uma empresa mais competitiva e inovadora. 

Entre as principais tecnologias para o RH que devem ser priorizadas em 2023 em processos de recrutamento e seleção destacam-se o uso de inteligência artificial, chatbot, testes e entrevistas online e armazenamento em nuvem. 

E graças à evolução tecnológica, atualmente é possível contar com ferramentas online modernas, ágeis e integradas, que com apenas alguns cliques fornecem dados confiáveis sobre a organização para os gestores e ajudam os profissionais de RH a gerenciarem equipes com mais praticidade e economia de tempo de custos. A 2Easy, por exemplo, possui um software SaaS completo e 100% online de gestão de recursos humanos. Com ele, as empresas podem trabalhar com infraestrutura operacional reduzida, mas sem comprometer a qualidade dos serviços realizados. Saiba mais.

Diversidade e inclusão no ambiente de trabalho

Outra entre as tendências de RH para 2023 é a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho. O tema, aliás, tem ganhado grande relevância ao redor do mundo, pois as empresas estão reconhecendo cada vez mais a necessidade de uma força de trabalho diversificada e inclusiva para melhor refletir sua base de clientes e criar um ambiente de trabalho mais equitativo. 

No passado, os programas de diversidade se concentravam principalmente em raça e gênero. Entretanto, agora estão ampliando seu escopo para incluir outras áreas, tais como orientação sexual, experiência de vida, idade e nível educacional. Em 2023 e nos próximos anos, isto deverá se tornar ainda mais relevante no setor de RH, com as organizações procurando garantir que elas tenham uma equipe diversificada. 

Trabalho remoto como método de trabalho inclusivo e flexível

Outra tendência na diversidade do local de trabalho é o aumento do trabalho remoto, que é particularmente relevante para certos grupos, tais como pais e idosos. Com a crescente adoção da inteligência artificial, as empresas poderão expandir sua força de trabalho para além de sua localização física, permitindo que as organizações contratem um conjunto mais diversificado de indivíduos.

Treinamento online também está na lista das principais tendências de RH para 2023

O treinamento online não é novo no mundo corporativo, mas ganhou força em 2020 com a pandemia da Covid-19. De lá para cá, tem sido considerado uma excelente estratégia para desenvolver e aprimorar as habilidades e competências profissionais dos colaboradores.

Com o treinamento online, os colaboradores não precisam se deslocar de seus lares ou dos seus postos de trabalho para se atualizarem sobre os assuntos pertinentes às suas áreas de atuação. Todos os ensinamentos são administrados por meio de uma plataforma online, e podem ser acessados nos horários mais convenientes para todos.

Como acompanhar as principais tendências de RH para 2023?

Como você pode perceber, o setor de recursos humanos é uma área importante para o sucesso empresarial. Portanto, acompanhar as tendências de RH para 2023 é imprescindível para garantir o sucesso da organização no futuro.

Entretanto, como a evolução tecnológica é cada vez mais acelerada e os processos organizacionais são constantemente influenciados por ela, é preciso contar com profissionais qualificados para que as atividades do setor sejam desempenhadas com a máxima eficiência e produtividade.

A boa notícia é que a 2Easy oferece o serviço de BPO de folha de pagamento, ou seja, a terceirização de processos da folha de pagamento da sua empresa. Com o auxílio de profissionais com ampla base de conhecimento em legislações trabalhistas e novidades para o setor, você vai conseguir acompanhar as tendências de RH para 2023. Mas não apenas isso.

Na verdade, você também vai poder inovar o RH, digitalizar processos, ter mais produtividade e competitividade no mercado. Além disso, vai garantir que os recrutadores e colaboradores estejam mais preparados e focados em atividades mais estratégicas para a organização. Quer saber o que a 2Easy pode fazer pelo seu negócio? Entre em contato conosco e tenha um RH mais estratégico e atuante na empresa!

banner-sidebar-solucao-para-rh-2-easy

Categorias