Saiba como conciliar a saúde mental e trabalho

Quebra cabeça em formato de um cérebro com duas peças soltas

Saúde mental e trabalho, até pouco tempo, eram conceitos tratados de maneira independente. No entanto, ambos estão profundamente relacionados dentro das organizações.

 Essa relação envolve tanto os problemas como ansiedade, estresse e depressão, quanto as conquistas como alta produtividade, atração e retenção de talentos e valorização da marca empregadora.

Conheça os benefícios da saúde mental no trabalho e saiba quais são os fatores que contribuem a favor e contra ela!

O Que é saúde mental?

O Sistema Único de Saúde (SUS) define saúde mental como um estado de bem-estar do ser humano. Nele, o indivíduo é produtivo e se torna capaz de utilizar as próprias habilidades ― recuperando-se de momentos de estresse do dia a dia.

A saúde mental está relacionada com o modo como uma pessoa reage aos desafios, exigências e mudanças da vida, harmonizando suas ideias e emoções.

Diariamente, vivenciamos diversas emoções, boas e ruins, como alegria, felicidade, tristeza, raiva, frustração, satisfação, empolgação, entre outras.

 Faz parte da saúde mental o equilíbrio emocional, que é a capacidade de lidar com problemas internos e externos. 

Ela torna o indivíduo apto para lidar com as próprias emoções, além de ter mais empatia com as dos demais.

O equilíbrio emocional, como o nome sugere, contribui para manter um sentimento de plenitude. A partir disso, conquista-se mais qualidade de vida.

Qual é a importância da saúde mental para o trabalho?

Mulher no escritório com as mãos sobre a cabeça.
Quando sua equipe não recebe a motivação da forma adequada, tende a entregar muito menos.

Colaboradores felizes produzem mais e melhor. Quando a equipe está desmotivada ou não recebe os estímulos corretos, não desenvolve todo o seu potencial. Isso mostra como saúde mental e trabalho estão relacionados.

Coloque-se no lugar do funcionário que está disposto a dar o seu melhor, mas que chega ao escritório e não consegue desenvolver suas atividades.

Dedicamos boa parte do nosso tempo ao trabalho. Por isso, são comuns determinadas frustrações nesse ambiente. 

Entretanto, a competitividade acirrada do mercado e a necessidade da empresa de ter uma alta performance, somadas ao ritmo acelerado dos dias atuais, contribuem para frustrações a partir de:

  • Medo de perder o emprego;
  • Não ter o trabalho reconhecido;
  • Falhas recorrentes;
  • Relacionamentos tóxicos;
  •  Insatisfação com a empresa;
  • Pressões por produtividade;
  • Horas de trabalho ou demandas mal planejadas;
  • Pouco apoio aos funcionários;
  • Assédios e intimidações.

Quando essas situações ocorrem, acabam por incentivar a incidência de casos de abstenção e rotatividade. Contudo, ainda são enfrentadas como um tabu dentro e fora das organizações.

Não é incomum vê-las sendo tratadas como “loucura”, “frescura” ou “exagero”.

Gestores de pessoas, profissionais que se destacam e ocupam cargos de liderança, devem estar com a saúde mental em dia para cuidar dos colaboradores. Isso também envolve a capacidade de identificar as situações listadas acima!

Todas essas situações podem ser amenizadas, desde que o ambiente de trabalho ofereça as condições necessárias para a saúde mental dos seus colaboradores.

Como conciliar saúde mental e trabalho?

Quatro Pessoas( Três Mulheres e um homem) no Trabalho juntas em frente ao computador sorrindo.
Quando o ambiente laboral é adequado, a saúde mental no trabalho pode melhorar consideravelmente.

Listamos algumas dicas para que a sua empresa mantenha a saúde mental dos colaboradores sempre em dia. Acompanhe!

Elabore e implemente um programa de saúde mental

Medidas isoladas podem não ser suficientes para obter os resultados desejados. Sendo assim, é importante elaborar e implementar um programa de saúde mental com objetivos bem definidos.

Entenda o perfil das condições emocionais prevalentes nos colaboradores. A partir desse entendimento, torna-se fácil encontrar soluções direcionadas que incluem apoio profissional especializado. 

A tecnologia é uma grande aliada desse processo, pois oferece instrumentos que ajudam na autoavaliação da saúde emocional dos colaboradores.

Mostre a importância das pausas e da ginástica laboral

Homem se alongando sentado no local de trabalho.
Uma pausa durante a execução das tarefas pode auxiliar muito no aumento do desempenho.

Longos períodos de trabalho requerem intervalos. Eles são fundamentais para que erros e acidentes sejam evitados. Também evitam o esgotamento mental.

Quando o colaborador se estressa frequentemente, um quadro depressivo pode ser formado por causa da constante liberação do hormônio cortisolPor isso, é fundamental não deixar que esse ponto seja alcançado.

Pausas podem ser programadas de diversas maneiras. O funcionário pode, por exemplo, se levantar por 5 minutos a cada 50 minutos sentadoTambém pode praticar ginástica laboral ― atividades físicas leves no local de trabalho.

Melhore a qualidade do ambiente de trabalho

Saúde mental e trabalho devem caminhar juntos, portanto, é essencial que o ambiente ofereça conforto e recursos para que os colaboradores executem suas tarefas.

 Nesse sentido, outro ponto importante é a preocupação com a adequação da empresa aos critérios necessários para alcançar o bem-estar no trabalho.

Isso envolve:

  • Ergonomia;
  • Controle de temperatura;
  • Luminosidade adequada;
  • Baixos níveis de ruídos.

Não podemos esquecer da cultura corporativa, que deve ser amigável! Líderes e gestores precisam ser exemplos para os demais.

Ofereça aos colaboradores benefícios e incentivos adequados

Proporcione benefícios e incentivos de qualidade, mas que estejam adequados ao perfil do seu público interno.

Dentre eles, deve haver alguns que estimulem a união entre saúde mental e trabalho, como a prática de exercícios físicos.

Se a sua organização se dedica a conciliar saúde mental e trabalho, ela se torna verdadeiramente preocupada com o bem-estar de todos. 

Logo, os colaboradores tendem a se sentir mais motivados e valorizados. A consequência é o aumento da produtividade e da qualidade do que é feito. Fale conosco!

A 2easy pode ajudar a sua empresa por meio da consultoria e gestão de benefícios.  Nosso portfólio é completo e possui diversas opções que auxiliam no bem-estar dos trabalhadores, contribuindo para a atração e retenção de talentos.

Deixe o seu comentário