Saiba quais benefícios para colaboradores são obrigatórios!

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Os benefícios para colaboradores são utilizados pelas empresas como ferramentas de atração de profissionais. Eles estão entre os principais fatores que proporcionam bem-estar e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

Por meio da oferta de benefícios, as empresas conseguem atrair bons profissionais e manter aqueles que são produtivos, o que leva a resultados cada vez melhores. Entre os principais oferecidos, estão: assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-refeição, estacionamento, refeitório e previdência complementar.

Para o colaborador, a análise da oferta de benefícios permite a escolha daquela na qual ele se sentirá mais valorizado. Essa valorização do capital humano ajuda a viabilizar o cumprimento de metas e objetivos organizacionais.

No entanto, existem diferenças entre benefícios obrigatórios e opcionais. Os obrigatórios fazem parte de um pacote amparado por lei e sua empresa deve oferecê-los aos colaboradores.

Continue a leitura para descobrir quais  benefícios são obrigatórios por lei e informe-se sobre eles.

Quais benefícios para colaboradores são obrigatórios?

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina os benefícios que as empresas devem oferecer aos seus colaboradores. No entanto, alguns podem ser recusados e outros acarretar desconto na folha de pagamento. Veja:

FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) protege o trabalhador que é demitido sem justa causa. É uma contribuição de 8% do valor do salário. Para ter acesso ao benefício, além da demissão sem justa causa, o profissional pode se enquadrar nos seguintes casos:

  • Término do contrato por prazo determinado;
  • Aposentadoria;
  • Necessidade pessoal, urgente e grave, como um desastre natural que tenha atingido a área de residência do trabalhador;
  • Falecimento (nesse caso, a família tem direito a sacar o FGTS);
  • Idade igual ou superior a 70 anos;
  • Aquisição de casa própria.

Férias

O período de 12 meses trabalhados proporciona ao trabalhador o direito de descansar por até 30 dias. Esse descanso é remunerado e conhecido como férias. A remuneração é a mesma do salário, mas acrescida de 1/3 do valor.

Décimo terceiro salário

A partir do mês de novembro o trabalhador tem direito a um salário extra, o décimo terceiro. Ele é dividido da seguinte maneira: a primeira parcela deve ser paga em novembro e a segunda em dezembro. Trata-se de um valor proporcional aos meses trabalhados no mesmo ano.

Adicional noturno

Trata-se de um acréscimo no valor da hora trabalhada destinado aos profissionais que trabalham entre dez horas da noite até às cinco horas da manhã.

Esse benefício é importante porque o trabalho noturno causa maior desgaste físico e mental no trabalhador, já que o corpo precisa de uma boa noite de sono.

Vale-transporte

O fornecimento de vale-transporte é obrigatório, mas o colaborador pode optar pelo recebimento ou não. Caso escolha receber o benefício, a empresa tem o direito de descontar até 6% do valor de seu salário.

Destacamos que, por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, outros benefícios podem ser obrigatórios. É o caso da obrigatoriedade do vale-refeição em algumas categorias.

Qual a importância de oferecer benefícios para colaboradores?

pessoas dando as mãos
Os benefícios para colaboradores são importantes para os gestores pois motiva as equipes de trabalho.

O sucesso de qualquer organização depende de um conjunto de fatores que resultam no progresso do negócio. Entre eles, destacamos a qualidade, o compromisso, a excelência e a satisfação dos colaboradores.

No entanto, o foco de qualquer estratégia deve estar voltado para o fornecimento de benefícios que consigam atrair e reter talentos. Ao oferecer benefícios para colaboradores, obrigatórios ou opcionais, sua empresa cria uma marca empregadora que pode ser positiva ou negativa.

Muitos profissionais desejam trabalhar em determinadas empresas porque elas têm autoridade no mercado ou porque tem bons princípios. Há também quem queira usufruir dos benefícios oferecidos, afinal, trata-se de uma relação de troca.

O fato é que o fornecimento de benefícios para colaboradores contribui com a motivação da equipe. Como resultado, a produtividade tende a ser maior e as metas são atingidas mais facilmente — o que permite novos passos para o negócio.

A satisfação do colaborador também contribui com outros aspectos como a redução da rotatividade e a diminuição de faltas. Isso acontece porque torna-se maior o nível de comprometimento entre ele e a empresa.

Cria-se, portanto, o cenário favorável para um trabalho de excelência. Os bons profissionais ficam e outros são atraídos por causa do bem-estar que a empresa oferece.

Por outro lado, certos benefícios podem ter isenção fiscal. É o caso do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que incentiva empresas para que destinem valores à alimentação dos colaboradores e, em contrapartida, obtém dedução de até 4% do Imposto de Renda.

Como deve funcionar a gestão de benefícios?

Obrigatórios ou não, o fornecimento de benefícios para colaboradores é uma ferramenta eficaz que contribui com o bem-estar dos colaboradores, atrai e retém talentos, estimula a produtividade e aumenta o nível de compromisso deles com a organização.

Para funcionar corretamente, deve existir uma gestão de benefícios, ou seja, atitudes tomadas que consigam administrar a escolha e o fornecimento de incentivos para os profissionais. A estruturação dessa gestão fortalece o clima organizacional e ajuda a criar a imagem de marca empregadora.

Além de investir nos benefícios obrigatórios, aqueles previstos pela CLT, sua empresa deve pensar em outros para criar um diferencial competitivo em relação às demais companhias.

Esses benefícios devem ser condizentes com a realidade do mercado e da região onde ela se encontra. Entre eles, estão: academia, assistência a animais de estimação, educação contínua, auxílio-creche, ingressos para shows e cinema e outros.

Há também a possibilidade de se criar um sistema de benefícios flexíveis. Nele, o colaborador tem uma quantidade de pontos para decidir quais benefícios ele deseja ter. Desse modo, cada um escolhe aqueles que mais necessita ou se identifica.

Outro ponto importante é a capacidade desses benefícios de suprir as necessidades dos colaboradores.

Lembre-se de que é obrigatório o fornecimento dos benefícios citados, mas que os opcionais podem fazer a diferença na atração e retenção de talentos. Uma boa ferramenta de gestão de benefícios pode ajudá-lo nesse sentido.

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